NUNO MARCHETARIA BRASIL

HISTÓRIA

Home
HISTÓRIA
GALERIA
Links relacionados
CONTATO

O QUE É MARCHETARIA?

Um pouco sobre Marchetaria

Embora não seja necessário conhecer a história para apreciar um hobby, ela pode às vezes enriquecer a experiência.

 

DEFINIÇÃO: Marchetaria é a arte de utilizar as cores e as texturas da madeira para criar desenhos em peças de marcenaria como caixas, porta-jóias, bandejas, suporte para copos, tampos de mesas e outros móveis.

Marchetar significa entremear, incrustar, embutir, mesclar, misturar.

 

HISTÓRICO: A marchetaria é uma arte milenar. A primeira documentação histórica deste tipo de trabalho data de 3500 A.C., no Egito. Hieróglifos mostram artesãos, com artefatos de pedra nas mãos, incrustando pequenas peças em uma harpa.

A arte se difundiu para a Turquia e logo chegou à Itália e largamente usada pela nobreza no século XIV expandindo-se para Espanha e França.

No Século XV  foi praticada em muitas cidades italianas, principalmente Firenze tendo como principais nomes Francesco di Giovanni de Mateo (fundador da Escola Florentina de Arte), Benedetto di Maiano (considerado o inventor da marchetaria atual).

No século XVI Giovanni di Verona foi o primeiro a criar peças com sombras utilizando-se de fogo ou  ácidos para conseguir tal efeito.

Somente no final do século XVI, na Alemanha foi criada a serra de corte que possibilitava o corte de várias peças de madeira ao mesmo tempo.

Com o passar do tempo com a queda de várias monarquias a marchetaria entrou em uma fase de decadência e foi mantida ppr não mais que uma centena de artistas. Ressurgiu, ainda que timidamente, com a Art Deco, porém sem o mesmo vigor de antes.

No início do século XIX foram obtidas as primeiras folhas de madeira com as espessuras que trabalhamos hoje.

em 1830 foi desenvolvido na Itália a marchetaria de bloco (placas coladas e cortadas em outros sentidos).

Atualmente existe na Europa, América do Norte e Austrália inúmeros "ateliers" de marchetaria e associações de marcheteiros amadores e profissionais e no decorrer de cada ano são realizadas exposições e concursos, nestas regiões já existe um mercado consolidado para esta arte.

(Grande parte deste texto foi extraido de material do curso de marchetaria do professor MÁRIO MINKEVICIUS)

Um hobby muito gratificante que pode se tormar lucrativo

Como estava precisando de um hobby para fugir da rotina do meu dia a dia no trabalho, em Novembro de 2005 comecei o curso de marchetaria.

Nunca passou pela minha cabeça vender minhas peças, porém no natal do mesmo ano presenteei amigos e familiares com as minhas primeiras peças.

Com isso foram aparecendo encomendas de pessoas que viram os trabalhos presenteados e quando percebi já estava participando de feiras de artesanato onde a marchetaria sempre tem uma boa aceitação. Chegando a ponto de algumas peças serem levadas para Europa e Estados Unidos, o que certamente é muito gratificante para quem trabalha com artesanato.